Caixa de texto: MOVIMENTO OÁSIS

ESPIRITUALIDADE

O Movimento Oásis nasce a partir de um grupo de jovens que quer abandonar a banalidade e o egoísmo da vida, concebendo-a como um dom de si aos outros, em todos os sentidos: material, cultural, espiritual. O objetivo do Movimento é fazer nascer em cada pessoa a disponibilidade fundamental para se conformar com o projeto de santidade de Deus. Tudo isto pode resumir-se na expressão: “Serviço por Amor”

Quem quer progredir no caminho da santidade deve “conceber a vida como um serviço por amor”.

Este objectivo fundamental concretiza-se em cinco pontos:

- Conhecer e desenvolver as capacidades físicas, intelectuais e afetivas: só uma pessoa harmonicamente desenvolvida pode responder às exigências do serviço.

- Conhecer e compreender as necessidades do mundo: deixar-se envolver pelos seus problemas, as suas inquietações, as suas esperanças e os seus sonhos.

- Assumir a atitude de servo: a humildade é o alicerce sobre o qual se constrói o serviço, conscientes de que é de Deus que deriva o nosso ser, o nosso viver, o nosso trabalhar, o nosso sentir, o nosso compreender e participar da Sua vida.

- Entregar-se a Cristo: deixar-se prender por Ele, em atitude de total disponibilidade. Responder sempre Sim – sem descontos – à Sua palavra: ao que Ele diz, dá ou pede.

- Entregar-se aos irmãos como tradução concreta do “Serviço por Amor”, sem limites de tempo, de quantidade, de lugar e de pessoa - se possível, se lícito.

 

Propõe um ritmo de vida e de compromisso, em várias etapas:

- disponibilidade para servir - Compromisso de Serviço;

- decisão de viver responsavelmente os compromissos baptismais - Promessa;

- entregar a vida a Jesus, deixando que se cumpra a Sua vontade - Consagração;

- animar e divulgar a espiritualidade do Movimento - Animadores;

- disponibilidade total para Cristo e para o serviço do Movimento - Instituto Secular Ancilla Domini.

O Movimento Oásis é um movimento vocacional. Procura criar, no coração de todos, o clima da resposta pronta, generosa e fiel ao projecto amoroso de Deus.

O Movimento dedica uma atenção especial a Maria, a Serva do Senhor, invocando-a como Senhora do Sim.

.:2017/2018:. Movimento Oásis: um caminho de vocação. Juventude em discernimento