Caixa de texto: MOVIMENTO OÁSIS

HOMEM DE GRANDE FÉ, DE GRANDE PROFUNDIDADE E UM GRANDE PEDAGOGO

Falar do Padre Rotondi não pode ser como quem define algo abstrato, teórico, ou pelo contrário, tão concreto que em algumas palavras se descreve, se define. Como qualquer pessoa, está muito para além do que cada um vê, e todos vêm com algo de diferente, de formas diferentes, de acordo com o que nós próprios somos.

Tive o privilégio de o conhecer, de conviver com ele várias vezes. Era um homem de grande fé, grande profundidade e um grande pedagogo. O Padre Rotondi era uma pessoa com ar firme, decidido, que falava com forte convicção. Chegava para nos trazer sempre algo de novo, algo de mais profundo. Trazia-nos propostas que nos convidavam a ser autênticos, responsáveis… Dizia que no Oásis não havia lugar para gente “morna”, queria-nos “chamas” no mundo, que o aquecem, que o iluminam; queria-nos fortes como rochas e não canas agitadas pelo vento; queria-nos fermento de fermentos; queria-nos cristãos apaixonados por Jesus Cristo, não podendo calar essa paixão, levando-a ao mundo por palavras, por atos e atitudes. Não nos queria “ocos”, seguindo uma fé de fachada, vazia de interior; antes nos queria “cheios” de amor alimentado pela palavra, pela reflexão, pela oração, pela vivência profunda da Eucaristia. Queria-nos jovens empenhados no lugar em que vivíamos: na nossa família, na nossa escola, na nossa paróquia, no nosso grupo oásis…

Não chegava para nos dizer palavras lisonjeiras, com facilidades. Dizia-nos: “vai mais além”, “não pares”, “não olhes para trás; pega no Evangelho, medita, aprende com Ele, com esse Jesus que nasceu e deu a vida por ti. Aprende com Maria, com o seu silêncio orante, com a sua disponibilidade; vai e imita-a. Sê humilde. Compreende que és instrumento nas mãos de Deus. E, para tal, sê dócil aos Seus apelos, faz tudo o que Ele te pedir. Sê dócil à Sua Palavra; sê dócil ao que Ele te dá; sê dócil ao que Ele te pede. Descobre com Ele o teu caminho, a tua vocação. Está atento à voz do Espírito”:

“Vem Santo Espírito, envia do Céu a Tua luz, espalha sobre a terra a Tua alegria, na boa paz que liberta as nossas almas” (oração/cântico ensinado pelo Padre Rotondi no Sameiro/Braga, em dezembro de 1974).

Muito mais nos disse, nos ensinou. Muito mais apelos nos lançou. O seu testemunho, mais do que as suas palavras, ficaram na minha vida, deixando uma boa marca.

Helena Silva

.:2017/2018:. Movimento Oásis: um caminho de vocação. Juventude em discernimento