Acredito muito no poder das coisas mais pequenas…
Acredito muito no poder das coisas mais pequenas… nas quais incluo a(s) partilha(s).
Façamos de conta (como se isso fosse possível!) que não estamos a viver neste contexto tão especial e tão difícil que a Covid-19 impõe e, neste pressuposto hipotético, vou recomeçar:
Acredito muito no poder das coisas mais pequenas… acredito muito no valor da partilha e creio que é daquelas coisas que não tem pontos fracos, apenas pontos fortes! Diz o dicionário que partilhar significa distribuir, compartilhar, repartir; eu acrescento que partilhar é dar e receber!
Partilhar alegrias, partilhar conversas, partilhar vivências, partilhar dores e preocupações, partilhar refeições, partilhar recursos, partilhar sonhos, partilhar trabalho… que melhor forma de se ser/fazer comunidade?
É neste espírito que se desenvolve o Faça Você Mesmo, no nosso Movimento Oásis!
Cada um, de acordo com as suas habilidades e dons naturais e face às necessidades existentes, arregaça as mangas e… trabalha!
A última vez que o grupo de casais Semente se dedicou ao Faça Você Mesmo foi em setembro, no fim de semana tradicionalmente destinado ao convívio e ao lazer. Dada a impossibilidade de nos juntarmos em atividade lúdicas (mais uma vez a Pandemia…), juntamo-nos por agregados familiares e, sob o comando do casal que já tinha feito o levantamento das necessidades mais urgentes e já se tinha encarregado de comprar os materiais necessários, lá fomos, uns para o interior outros para o exterior, cumprir a missão de dar um pouco de nós à parte física/estrutural do Oásis, do qual tanto recebemos ao longo dos anos, ao longo de décadas, em muitos dos casos!
E que bonito ver pais, mães e filhos empenhados em colar cadeiras, substituir lâmpadas, reparar estores, pintar, polir, podar, consertar… Que bom ver famílias a partilhar conhecimentos – uns mais teóricos outros mais práticos! Que bom chegar ao fim daquele sábado quente, todos a transpirar e cansados, mas com a certeza que contribuímos para este bem comum e que, desta forma, sentimos mais profundamente “esta também é a nossa casa!”
A casa Oásis ficou melhor e os nossos corações ficaram maiores, inchados pela Alegria que todos sentimos em poder partilhar o nosso tempo, o nosso trabalho, a nossa família, os nossos dons!
E agora, se pudesse, partilhava convosco a música:
“…Fica mais rica a alma de quem dá, chega mais alto o hino de quem vive a partilhar
Tu tens que dar um pouco mais do que tens, tens que deixar um pouco mais do que há!”