A presença de Deus na minha profissão.
Ser professora é mais do que ensinar conteúdos; é ajudar a formar crianças com valores, curiosidade e confiança no seu próprio caminho.
Bodas de Ouro do Manel e da Leninha.
No dia 1 de janeiro de 2025, nós, o Manel e a Helena, festejámos 50 anos de casamento. Para marcar esta data tão especial, decidimos celebrá-la na Igreja de São José em Coimbra, onde trocámos votos matrimoniais e batizámos os nossos três filhos mais velhos (somos pais de quatro). Foi uma festa íntima, partilhada exclusivamente com os nossos filhos, noras, genros, netos e uma amiga muito especial, a madrinha da nossa filha mais velha.
Paróquia de Válega no Oásis.
No fim de semana de 15 e 16 de fevereiro, o grupo de catequese do 9º ano, da Paróquia de Santa Maria de Válega, aceitou o desafio de parar um pouco e refletir sobre o tema “Acolher Jesus, nascente de esperança”, participando num retiro na casa do movimento Oásis.
Senhora do SIM, serva de um mundo novo e Mãe de Esperança.
De 10 a 12 de Janeiro, nós os adolescentes do 10º ano, saímos da nossa zona de conforto, para ir a um encontro em Ermesinde para refletir, para despertar a nossa resposta ao chamamento de Jesus, com o tema - “Senhora do SIM, serva de um mundo novo e Mãe de Esperança”.
O sonho de uma nova manhã.
"O Sonho de uma Nova Manhã", Cartas ao Papa, de Tomás Halík, na minha simples maneira de ver, é uma obra que se apresenta como um convite à reflexão profunda sobre a vida, a fé e a transformação interior. Através de uma narrativa envolvente, o autor desenvolve a ideia de que, independentemente das dificuldades e desafios que enfrentamos, é possível encontrar uma nova esperança e renovação espiritual, tal como o título sugere.
Festa da Familia Oásis.
A 25 de abril de 2024, o Movimento Oásis abriu novamente as suas portas para celebrar esta data tão importante. Após o acolhimento das várias pessoas que se juntaram a nós para também celebrarem abril, contamos com a presença do Pe. Joaquim Santos e do Pe. Pedro Cunha que nos falaram sobre o tema deste encontro – “A alegria de ser santo”.
Deserto: lugar de encontro.
A minha experiência pessoal no retiro de silêncio que fiz, de 29 de fevereiro a 2 de março, foi francamente positiva. Fui convidado a participar por uma amiga, que também lá fez retiro, e foi o modo de responder ao desafio, de tantos anos, que a Ana Maria me vinha fazendo. Decidi fazer retiro, porque precisava urgentemente de me retirar do mundo, do curso, do estágio, das preocupações, das ânsias e ansiedades, das dependências, dos vícios, dos ritmos aceleradíssimos do quotidiano, etc. Fui para o retiro com algumas expectativas, algumas das quais se cumpriram, outras não, mas isto não condicionou a minha experiência, porque pude fazer o essencial de um retiro: ser conduzido ao deserto pelo Espírito Santo, estar com o Pai e orar.
Não andeis, pois, inquietos.
No passado fim de semana de 1 a 3 de março, estive no Oásis, na nossa casa, em Ermesinde, e em que somos sempre acolhidos com todo o amor, cuidado e entrega das nossas queridas Ana e Linda.
Retiro de profissão de fé.
Os adolescentes do 6.º ano da paróquia de S. Pedro de Ovar, estiveram no fim de semana de 11 e 12 de maio na Casa do Movimento Oásis, a prepararem-se para a sua Profissão de Fé, participando no retiro “SIM: eu creio! Testemunhas de Jesus hoje”.
“Proposta de Santidade: um desafio de compromisso vocacional” - Encontro de 23 a 25 de fevereiro.
Aconteceu, fim-de-semana, de 23 a 25 de fevereiro, na casa do movimento Oásis - em Ermesinde -, um novo encontro para jovens com a temática: “proposta de santidade um desafio de compromisso vocacional.
Retiro Oásis - 09 e 10 de março.
Neste maravilhoso retiro mergulhamos nas profundezas espirituais, absorvendo o " sumo " das inspiradoras palestras e participando em atividades que fortaleceram os nossos laços com a nossa Fé. Foi uma jornada enriquecedora que nos recordou a importância da espiritualidade nas nossas vidas.
Vontade de ouvir falar noutra língua e cultura.
Cheguei a Osaca precisamente no dia do falecimento do querido papa S. João Paulo II e fui muito bem acolhido pelo P. Nuno Lima, na Paróquia de Hiraoka, cuja Igreja ia entrar em obras de modo que passados poucos dias vim para a paróquia de Fuse, onde vivi com ele cerca de um ano, enquanto aprendia a língua japonesa numa conceituada escola de Osaca. Aí, apesar das dificuldades da língua, fiz muitas amizades; S. Francisco Xavier, o grande missionário do Japão, dizia que a “língua japonesa foi inventada pelo diabo para confundir os missionários” tal é a sua dificuldade.
“Eu vi-te”: encontro de casais - 27 e 28 de janeiro.
As partilhas e os testemunhos que foram acontecendo criaram ligações, aproximaram as pessoas e permitiram-nos ver que cada casal vai vivendo ciclos diferentes, que partimos de pontos distintos, mas que todos procuramos o mesmo… fazer caminho com Jesus e para Jesus. Para nós enquanto casal, e enquanto família, fica o desafio de nos deixarmos olhar por Jesus, um olhar que CONVOCA, CATIVA e TRANSFORMA.
Maria, a cheia de graça: um Sim que salva e transforma a vida.
Que fim de semana enriquecedor! Isto foi o que mais sentiram os catequizandos da paróquia de Lordelo-Paredes do 7°ano, que viveram do dia 2 a 4 de Fevereiro momentos inesquecíveis no Movimento Oásis em Ermesinde!
Cristo, fonte de alegria, de serviço, de santidade - 5 a 7 de janeiro.
Durante o fim de semana de 5 a 7 de janeiro, participamos num enriquecedor retiro no Movimento Oásis. Exploramos diversos temas, desde a preparação para o Crisma até a discussão sobre a Eucaristia e o Sacramento da Confissão. Falamos sobre os sete dons do Espírito Santo: Fortaleza, Temor de Deus, Sabedoria, Entendimento, Conselho, Ciência e Piedade.
A alegria de ser santo.
Referindo a Exortação apostólica do Papa Francisco, “A alegria do Evangelho”, recordou-nos que a santidade e a alegria andam unidas. São obra do Espírito Santo em nós, que nos faz viver e participar na vida de Deus.
Por entre as panelas.
Ao acolher o desafio para viver no Centro de Espiritualidade não sabia muito bem o que me esperava. Disse sim e deixava o coração aberto, para responder às necessidades do momento. Não tinha experiência de cozinha, na minha casa apenas colaborava.
Não andeis, pois, inquietos.
De dia 24 a 26 a novembro de 2023, participei no retiro do silêncio, com o tema “Não andeis, pois, inquietos”, naquela que é a Nossa Casa, em Ermesinde. Cheguei com a bagagem vazia de expectativas, mas cheia com ansiedade. O que seria um retiro de silêncio? Com quem iria estar no retiro?
Sentir a jornada.
Sobre a Jornada Mundial a Juventude Lisboa 2023, o que mais me tocou foi sem dúvida a alegria e a fé que foi possível vivenciar nessa semana em Lisboa.
A minha experiência na JMJ23.
Durante as jornadas eu vivenciei momentos muito intensos e também aprendi a ultrapassar bastantes desafios!