Retiro de profissão de fé.
Os adolescentes do 6.º ano da paróquia de S. Pedro de Ovar, estiveram no fim de semana de 11 e 12 de maio na Casa do Movimento Oásis, a prepararem-se para a sua Profissão de Fé, participando no retiro “SIM: eu creio! Testemunhas de Jesus hoje”.
Foram dois dias intensos, cheios de reflexões, trabalhos de grupo, jogos e convívio – convívio entre os adolescentes de 3 paróquias, catequistas e animadores - mas também “convívio” com Jesus, com a Sua Palavra e com a Natureza que Deus nos ofereceu.
Os adolescentes saíram mais confiantes do seu SIM e reconheceram que ser testemunhas de Jesus é espalhar a Sua palavra, rezar e ajudar o próximo; vieram conscientes que têm de estar mais atentos a quem está ao seu lado, ser gratos, respeitar, partilhar e não olhar só para os seus interesses.
Duma forma didática, relembraram os símbolos do batismo e o seu significado e percorram os princípios da nossa Fé, através do Credo.
Deste fim de semana, levaram também lições para a vida: não desperdiçar comida é estar solidário com quem não tem que comer, por isso não se tira mais do que se precisa e não se deixa nada no prato!
Descobriram que a comida sabe melhor, quando agradecemos a Deus pelo que temos e reconhecemos o amor dos outros ao preparar a refeição… e que boa estava a comida!
Mas este retiro também houve algumas dificuldades! Tiveram de se levantar cedo… depois de uma noite com muita brincadeira e havia tarefas domésticas para fazer!... pôr a mesa, arrumar os espaços, etc…mas o convívio e o bom ambiente entre todos ajudou a fazer tudo isso com alegria.
Para os adolescentes este retiro foi também um desafio. Para muitos foi a primeira vez que dormiram fora de casa, que tiveram de ser responsáveis pelas suas coisas. Para outros mais tímidos, tiveram de interagir com pessoas de outros grupos que não conheciam… e todos estiveram sem telemóvel!... e descobriram que se podiam divertir muito, brincando ao livre e convivendo!
E numa palavra, este retiro foi…?
Obrigada a todos os animadores e a quem nos preparou as refeições com muito amor!
“Isto devia durar uma semana!” diziam eles… Para o ano haverá mais!