25 de abril de 2022.

Era o dia 25 de Abril de 2022.

No Terreiro da Sé todos se vinham juntando ao grupo da caminhada. A boa disposição era geral e com o sol que fazia antever o belo dia, os pios das gaivotas e ao longe o Douro que brilhava, partimos de mochilas às costas rumo à ponte de D. Luiz. O Miro, com a sua habitual generosidade e simpatia, carregou no carro os sacos cheios de deliciosos e aromáticos petiscos.

A primeira paragem foi no Jardim do Morro. Ali, com o rio da nossa cidade por paisagem, lindo, brilhante e sereno, fizemos a oração da manhã. Cada um dedicou a Jesus os seus desejos, as suas preces, e em comunhão, orámos. Continuámos pela Avenida da República acima, animando os que passavam com a nossa boa disposição, conversas e alegria. A meio da avenida, na pastelaria "O Gato", uma paragem para um cafezinho!

Seguimos até ao primeiro destino, a Igreja e Centro Paroquial de Sto. Ovídio, em Mafamude. O diácono Alexandre esperava-nos sorridente. Dentro da Igreja, uma obra surpreendente do Arquiteto Manuel Carlos Abreu e Lima Gomes da Silva, todos nos sentámos ouvindo atentamente as explicações do simpático diácono. Esta obra, dos finais do séc. XX, princípios do séc. XXI, foi inaugurada a 10 de Março de 2002, por D. Armindo Lopes Coelho, Bispo do Porto. É interessante e magnífica a tapeçaria por detrás do altar-mor do artista Fernando Lanhas. A referida obra terá sido uma encomenda do Padre Fernando Queirós, então pároco da igreja. Para que a tapeçaria ficasse devidamente integrada, Lanhas desenhou os vitrais que a ladeiam. No desenho dos vitrais pode verificar-se que, as linhas que os compõem, convergem para um ponto central da tapeçaria. Esta foi elaborada pela” Manufatura de Tapeçarias de Portalegre" com a supervisão de Lanhas. O interior da referida igreja, embora austero, era agradável. Os vitrais do batistério são obra da pintora Helena Abreu, sendo possível, no mesmo local, observar esculturas de Zulmiro de Carvalho. A Pia Batismal é da autoria do Arquiteto Fernando Abrunhosa de Brito. Esta pertencia já à antiga igreja de Sto. Ovídio. Despedimo-nos do Diácono Alexandre com promessas de que talvez voltássemos brevemente. E seguimos caminho, agora mais íngreme, até ao Monte da Virgem.

No parque das merendas o sol era já mais convidativo e a vista dos muros, deslumbrante!!

Não faltavam iguarias! Todos abriam os seus farnéis, e cada um era um regalo aos olhos e ao apetite devorador que todos tínhamos. Juntou-se a nós o Padre Sérgio. E a Clarinha, tão linda!! Tão engraçada a comer brócolos com ovo cozido!!

Terminámos o piquenique com os anos da Céu! Um bolo delicioso e uma bela idade!!

Após um pequeno repouso para apreciar a paisagem, todos entrámos na Igreja do Monte da Virgem para assistirmos à Santa Missa presidida pelo Padre Sérgio e acompanhada pelo diácono Emanuel. Os jovens tocaram viola e entoaram-se cânticos orientados pela “Tona”!

Que dia maravilhoso! Um dia em que o “Sim“ esteve e ficou nos corações de todos. O “Sim” da alegria, da fraternidade e da partilha. O do amor e da beleza. O “Sim” de Maria e de seu Filho Jesus!

 

Anterior
Anterior

Silêncio.

Próximo
Próximo

Padre António Emílio Ramalho Vieira da Silva