Adeus Erasmus, Olá Futuro!

O meu nome é Bernardo Neto e sou aluno de Erasmus na Polónia.

Nestes últimos 5 meses vivi numa residência em Wroclaw a partilhar quarto com um rapaz chamado Miguel.

Este semestre vivi uma experiência intensa onde viajar foi o tema principal. Viajar não é tarefa fácil e é um verdadeiro tétris económico. Mas ainda assim a vontade de busca pelo desconhecido supera.

Neste semestre consegui viajar para muitas cidades da Europa. Viajei por Viena, Cracóvia, Helsínquia, Varsóvia, Gdansk, Praga, Budapeste... A cada cidade uma nova aventura onde aprendi sobre a cultura de um povo e onde me deslumbrei com paisagens, monumentos e histórias incríveis. Visitar estas cidades foi bom, mas a experiência rica e única que molda a forma como vivi estas aventuras é o que realmente as faz inesquecíveis.

Para chegar a estes sítios andei de autocarro, comboio ou avião. Para poupar dinheiro eu comi sandes nalgumas refeições e caminhei quilómetros em cada cidade. Para conhecer a cidade eu fui a FreeTour's e procurei histórias na Internet. Para dormir eu passei noites em hostels e noites a viajar.

Para poder aproveitar ao máximo eu fiquei cansado ao fim de cada dia...

E ao fim de cada dia me perguntava se tudo aquilo valia a pena, se todo o caminho percorrido não seria perda de tempo, se um dia mais tarde eu ia esquecer tudo aquilo que vi e vivi...

Mas depois olhava à minha volta... E via os meus amigos, que partilharam comigo todos os momentos, que sofreram as mesmas dores nas pernas que senti, que se deslumbraram com o Parlamento ou a Opera ou a Catedral, que riram das piadas contadas ao longo do dia, que passaram pontes e muralhas ao meu lado, que ouviram e criaram histórias comigo, que chegaram ao fim do dia cansados...como eu...

E via as coisas de outra forma e sorria...

Afinal de contas o que faz das nossas histórias, piadas e aventuras tão especiais são o facto de as podermos partilhar com os nossos amigos, companheiros e familiares!

É a alegria com que essas pessoas acolhem as nossas experiências que as fazem valer a pena!

Aquele sorriso na cara de quem constrói um momento connosco é como um abraço de consolo!

Aquela expectativa de quem recebe de coração a nossa história é como uma festinha de mãe que nos diz "estiveste muito bem"!

Se gostei de ERASMUS? Podes crer que SIM, mas só porque posso partilhar contigo o quão feliz foi esta experiência!

E mal posso esperar para que partilhes as tuas aventuras comigo!

Erasmus foi bom e agora está a chegar ao fim. Mas vai saber bem chegar a casa e partilhar tudo com a minha família. Vai saber bem olhar à minha volta e perceber que partilhar me fez mais feliz!

Por isso,

Adeus Erasmus, Olá Futuro!

 

Anterior
Anterior

História da minha vocação.

Próximo
Próximo

Fim de semana no Oásis, 17-19 de dezembro.