Miguel Torga por Lavoisier.

Imagem1.jpg

Miguel Torga por Lavoisier - Viagem a um Reino Maravilhoso. Existe em LP, numa edição limitada a 300 exemplares com capa gatefold serigrafada. Está também disponível para audição em todas as plataformas digitais.  Para ouvir e viajar é clicar em http://bit.ly/33fenG6.

Viagem a um Reino Maravilhoso é um disco e espetáculo dos portugueses Lavoisier (Patrícia Relvas e Roberto Afonso). A partir de poemas de Miguel Torga, Viagem a um Reino Maravilhoso é um álbum conceptual feito para duas vozes, uma guitarra e várias frequências que, segundo o grupo, “traduz o som encontrado na poesia do escritor”. Composto por oito temas, onde sete são poemas musicados, o disco foi gravado e misturado por José Fortes, considerado como um dos técnicos de som mais importantes da música portuguesa e responsável por trabalhos de artistas como Carlos Paredes, José Mário Branco, Fausto, Sérgio Godinho, Banda do Casaco ou Mão Morta.

Construído a partir de residências artísticas em Trás-os-Montes, com sessões de gravação em diferentes locais, como o Espaço Miguel Torga, um centro de interpretação da vida e obra de Torga situado na sua terra-natal, São Martinho de Anta, e ainda no Conservatório Regional de Música de Vila Real, tendo a participação de alunos desta estrutura de ensino em dois temas e onde se apresentam como Orquestra Fantástica do Futuro de Vila Real.

O álbum conta também com retratos sonoros do artista e sonoplasta português João Bento, que captou sons em diferentes territórios de importância para Miguel Torga.  Assim, pelos sentidos do artista sonoro e sonoplasta português, “Viagem a um Reino Maravilhoso” leva-nos também por uma viagem auditiva a vários locais de referência na vida e obra de Miguel Torga, mas também locais que marcam a existência deste disco. Do Pinhão a Vila Real, de São Martinho de Anta a Coimbra. Uma recolha que compõe um retrato sonoro que aconchega os poemas do escritor, musicados e cantados por Patrícia Relvas e Roberto Afonso neste disco. Um complemento a esta viagem que apela aos sentidos e à imaginação, sendo possível aceder também a todo este trabalho de recolha em https://joao-bento.com/.

“Coroai-me de espinhos…” foi primeiro tema a ser conhecido de Viagem a um Reino Maravilhoso.

 Com este disco e espetáculo, os Lavoisier pretenderam “partilhar a arte do poeta e escritor Miguel Torga, beber dos pensamentos que lhe passaram pela pele, com a missiva de dar continuidade, e ter o dever de não deixar morrer, de cuidar e avisar, de avivar e de o celebrar”.       

O trabalho traz para o presente, entre tradição e modernidade, a poesia intemporal do grande nome da literatura portuguesa, nascido em 1907 na aldeia de São Martinha da Anta e falecido em 1995, em Coimbra.

É uma obra especial, que mergulha na poesia, no espírito e no território de Miguel Torga para, em diálogo com o escritor e poeta transmontano, dar às suas palavras uma nova realidade.

A própria capa do álbum, que é composto por oito temas, é um tributo ao negrilho, a emblemática árvore com quem Torga estabelecia uma ligação extrassensorial, retratada na obra do poeta.

Integrou a selecção dos 20 melhores trabalhos discográficos de 2019, segundo a prestigiada publicação da especialidade glassjournal.

Imperdível.

Anterior
Anterior

Redescobrir a Árvore da Vida.

Próximo
Próximo

Um outro olhar.