Faça você mesmo.
A pandemia do covid19 trouxe ao mundo, à vida das pessoas, alterações que nem nos apercebemos delas. Passado quase ano e meio desta situação de instabilidade, pensa-se muito na doença em si, nos mortos, nos que recuperaram, nos que conseguiram passar – até agora – ao lado. Pensa-se também nas situações muito concretas pelas quais temos que passar para irmos vivendo, mas se calhar não tanto noutras que, só parando e pensando nelas conseguimos reparar.
É já há muitos anos, que o grupo de casais “Semente”, faz anualmente um fim de semana em convívio, o que muito ajuda a estreitar laços. No ano passado, na impossibilidade desse fim de semana, alguém se lembrou de que nos encontrássemos na Casa Oásis, por famílias em espaços diferentes a realizar trabalhos de manutenção da própria casa. Foi um sucesso! Costumamos também fazer um pic-nic! No sábado passado, 17.07.2021, decidimos ir de novo ver o que podíamos acrescentar na Casa: foi mais um dia de trabalhos nesta alegria do Sim partilhado.
Entretanto, o mundo tem continuado meio parado, as pessoas têm continuado muito mais por casa do que antes e foram descobrindo que sabem fazer coisas que não sabiam ser capazes. Outras, nem por isso, mas sentiram mais do que nunca, vontade de sair e ir fazer “coisas” em qualquer lugar - nós os casais e outros oasistas. E, enquanto o mundo tem parecido meio parado… a Casa Oásis tem sido transformada aos pouquinhos. O edifício parece o mesmo, mas quem olhar com olhos de ver… são muitas as novidades, pois as habilidades descobertas pelos Amigos da Casa têm sido postas a render tanto por dentro como no exterior e mal se chega ao portão, podemos reconhecer as mudanças.
Não direi que é bom vivermos em pandemia. Jamais! Mas digo sim, que… PARAR é muito bom. Isto é quase como no trânsito: PARE, ESCUTE, OLHE… e eu permito-me acrescentar… AVANCE…