III Encontro de animadores: «Conhecer o mundo e a realidade: Jovem, quem és?»

bcd69b10-fb5e-4c5c-8950-5523398ab176.jpg

Na passada sexta-feira, dia 30 de abril, aconteceu o terceiro encontro de animadores do Movimento Oásis, via zoom.

Este encontro, caracterizou-se não só pelo convívio, boa disposição e meditação, mas também pela abordagem do tema "Jovem, quem és?", apresentado pela incrível psicóloga e membro da família Oásis, Sara Queiroga. 

Ser jovem é um estádio caracterizado pela diminuição de contacto com os pais (entram no mundo universitário, passam menos tempo com os pais, o que vai  influenciar a forma de ser e de estar), tensão e ambivalência entre o eu e a sociedade (indiferença e recusa da socialização e da aculturação, compromisso e envolvência) e por uma fase de reestruturação identitária (para definir o que acha como certo e errado porque acredita e não porque os outros dizem).

O jovem é influenciado pelo contexto, pela cultura e conhecimento científico, por isso, é importante ter uma noção major do tipo de jovens ( ser jovem é diferente em África, na Europa, etc) mas também minor, ou seja, dentro de um grupo de jovens, todos os jovens têm características diferentes e, por isso, a abordagem tem de ser sempre personalizada!

Para esta abordagem personalizada é fundamental saber falar a mesma linguagem,usar os mesmos ”óculos”( procurar entender como é que o jovem vê o mundo que o rodeia), ser testemunha/ensinar pelas ações, ter conhecimento do mundo e não impor a visão que temos desse mesmo mundo, não assumir ser detentor da verdade, co-construir o conhecimento. 

Não se trata de mudar a mensagem, mas torná-la mais concreta! E isto não significa aceitar tudo o que o mundo nos diz, ou deixar os meus valores, mas sim saber do que se está a falar.

Como animadores, em Igreja, devemos ser capazes de acolher, de ouvir, conhecer, aceitar e procurar ir ao encontro e ser mais próximo de cada  jovem, porque só neste abraço que o  acolhe ele conseguirá descobrir Deus e sentir-se Igreja. 

Anterior
Anterior

«A minha alma glorifica ao Senhor…»

Próximo
Próximo

Uma escola a frequentar!