Deus fez-Se um de nós!

pe.rotondi2.jpg

Sabes que, no Inverno – quando a natureza, despida de todo o seu fascínio, envolvida num sudário de neve – somos levados, mais facilmente, a voltarmo-nos para as fontes do coração, para alcançar a alegria. O ar sombrio e a desolação da paisagem, os dias breves e tristes, as noites escuras, quase impedem os nossos desejos de passear, predispondo-nos e impelindo-nos ao prazer de estar junto com os outros, com os nossos irmãos. Tem-se a impressão de que os nossos pensamentos estejam mais concentrados e os gestos de amizade brotam com mais facilidade; sentimo-nos levados a estar mais próximos, porque coração atrai coração.

A noite, a escuridão exterior, ajuda o coração a dilatar-se quando – e sucede ainda em tantos casos – entramos numa sala cheia do reflexo da luz e do calor do fogo que incide sobre os rostos como uma cordial expressão de boas vindas.

Que dizer-te, irmão, que estás, em casa, a refletir comigo? Não sei o que dizer-te, a ti que, talvez, te sintas só, nesta noite em que tudo é um convite a não estar só; que impele a procurar o outro, dispersando todas as trevas e rompendo o silêncio do egoísmo, pondo em fuga o frio da estranheza, do rancor e do ódio.

Deus fez-se como nós para nos fazer como Ele. Experimenta repetir este refrão: “Deus fez-se como nós, para fazer-nos como Ele”.

Se soubesses quantas vezes dou por mim a dizer: mas, será verdade? E as palavras não significam, certamente, descrença – a minha fé, de facto, pela graça de Deus, é precisa e firme – significando a incredibilidade acerca daquilo que foi dito.

Deus é o Eterno: que sempre foi e será; é o Omnipotente: que tudo pode; é o Infinito: que não tem limites; é o Imenso: que está em todo o lado; é o Criador: que fez tudo: é o Dominador, o Dono do Universo, de todos os Homens e de todas as coisas. Este Deus fez-se como nós; fez-se como um de nós e tornou-se um de nós, com a nossa inegável grandeza e a nossa evidente debilidade.

Deus fez-se como nós: porquê? Para nos fazer como Ele.

Ele, Deus feito homem: Cristo. Tu, homem feito Deus: cristão. Unido a Ele, unificado com Ele, identificado com Ele... Ele não está só ao teu lado: está em ti; vive em ti; respira em ti.

                                                         (Ascolta, si fa sera, pág. 65-67)

Anterior
Anterior

A esperança está radicada no coração do homem.

Próximo
Próximo

O “FAÇA-SE EM MIM” deve transformar-se em “A MINHA ALMA GLORIFICA O SENHOR!”