
Orar en(canto).
Dentro da grande gaveta cultural em que o Cristianismo se move, encontramos gozosas manifestações do ser humano que anseia pelo Alto – Bom, Belo e Verdadeiro. Elevam o espírito pela gradeza que emergem, pelo colóquio feito silêncio ou pelo silêncio feito Palavra(s). E o Louvor brota nestes encontros que o impulsionam a ser o que ele próprio é – culto e cultura, cultura cultual.

Retrato - Inocêncio X.
Não sendo uma obra de arte religiosa, apresenta de modo genial uma personagem da igreja. Considerado uma obra-prima no género de retrato, merece um olhar atento. O pintor Diego Velasquez realizou, em 1650, o retrato do papa Inocêncio X (1644-1655), conservado na Galeria Doria Pamphiljj, em Roma. Manteve-se nos bens da família à qual o papa pertencia (Giovanni Battista Pamphili (1574-1655).

J. R. R. Tolkien: um contador de histórias.
A cultura pop, ainda que por vezes considerada mais parca na sua linguagem, não deixa de nos presentear com inúmeras leituras de realidades riquíssimas. E dentre as formas mais comuns de apresentar narrativas para um público mais geral, como é o caso das obras literárias e cinematográficas, é certo e sabido como muitas nos colocam diante princípios ou dilemas de índole cristã.

Santa Maria, Mãe da Igreja.
Quando me foi pedido que escrevesse um texto para esta rubrica, e sendo o mesmo para o presente mês, logo ficou decidido que seria dedicado à temática mariana. Assim, resolvi partilhar esta obra situada na igreja de Aldoar e referenciada no recentemente publicado «Catálogo Geral» da obra artística de Irene Vilar.

A obra da escultora Irene Vilar.
A obra da escultora Irene Vilar foi agora reunida em «Catálogo Geral», numa publicação que culmina um trabalho de vários anos, liderado e coordenado por D. Carlos Azevedo, delegado do Conselho Pontifício da Cultura, a qual foi lançada na Igreja dos Clérigos, no Porto no passado dia 19 de Abril.

The Good Doctor.
The Good Doctor mostra-nos Shaun Murphy, um jovem cirurgião com síndrome de Savant e autismo, originário de uma pequena cidade onde teve uma infância problemática. Ele desloca-se para se juntar ao prestigiado departamento de cirurgia do Hospital San Jose St. Bonaventure, onde usa os seus talentos para salvar vidas e desafiar o ceticismo dos seus colegas. Ele é auxiliado pelo seu mentor e bom amigo, Aaron Glassman, que é presidente do hospital e já conhece Shaun desde que este era criança.

Lágrimas do intérprete.
Quando o Presidente da Ucrânia Zelensky tomava a palavra, nas Nações Unidas, o intérprete comoveu-se e na voz adivinhamos lágrimas. Este facto emocionou-me, na crueldade da crónica da guerra. Fez-me refletir, em véspera da Quaresma 2022. Posso ser um intérprete exato da Palavra de Deus, sem permitir que toque as vísceras interiores. Posso ser intérprete da dor e do sofrimento dos outros, carregando estatísticas, mas sem sentir o peso de cada pessoa na aproximação do afeto.

Don’t look up!
No final do ano passado fomos surpreendidos com “Don’t look up”, uma comédia realizada por Adam Mckay e com um elenco de luxo com não deixou ninguém indiferente. Neste filme dois astrónomos praticamente desconhecidos descobrem um cometa em rota de colisão com a Terra e ativam todos os meios que têm à disposição para alertar as autoridades.
After Life por Ricky Gervais.
Atualmente, a oferta e a diversidade de cultura que nos é permitida ver e o contacto com as histórias dos filmes e séries podem ser, também, uma verdadeira oportunidade de reflexão sobre a nossa existência e para reafirmarmos os nossos valores.

O Céu desce à terra; e da terra se sobe às alturas.
No bulício da grande cidade inserida entre o casario - palco e cenário da existência de homens e mulheres entre labutas e repousos - ergue-se majestosamente despretensiosa a grande torre e fachada do albergue cósmico onde se funde céu e terra. A horizontalidade emerge àquela verticalidade serena e vigilante da casa mãe da comunidade cristã, qual berço mavioso ante a passo veloz da vida que passa. Na encruzilhada do Metro, dos vários troços de autoestrada e da turbulenta e concorrida avenida da república, encontram-se uns degraus íngremes que orientam o olhar para a grande porta da fachada! Elegante, consegue a proeza de elevar o olhar para o alto: «Eu sou a Porta» (Jo 10,9).

Quatro Motetes para o Tempo de Natal | F. Poulenc.
De entre as várias obras natalícias ou associadas ao Natal, aquela que escolhi para este texto foi: Quatre motets pour le temps de Noël, do compositor e pianista francês Francis Poulenc (Paris, 1899 – Paris, 1963).

O valor da fé.
Ao ler esta notícia, surgiram-me algumas questões, uma das quais sendo como é que uma obra que está destruída é capaz de valer tanto dinheiro?

A força da pedra angular em Caravaggio.
Celebram-se 450 anos do nascimento do pintor Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio, que viveu entre 29-09-1571 e 18-07-1610. Sendo o pintor que mais admiro, escolho uma obra sua para olharmos juntos. Quem visita Roma não deixa de ir à igreja de São Luís dos franceses para ver as três pinturas da vida de São Mateus, nem à igreja de Santa Maria del Popolo para contemplar os admiráveis quadros do martírio de São Pedro e da Conversão de São Paulo.

Maurits Cornelis Escher: quem foi e o que fez?
Desde pequeno, Escher destacou-se nas aulas de desenho. O pai, engenheiro hidráulico, considerava que ele deveria estudar algo na área de ciências exatas e matriculou-o em Arquitetura. Porém, em pouco tempo, verificou-se que ele não tinha nenhuma inclinação para esta área e o futuro artista inscreveu-se numa escola de artes gráficas. Nessa altura, quem o acompanhou foi o professor Samuel Jesserun de Mesquita com o qual aprendeu a dominar extraordinariamente as técnicas de gravura artística.

Redescobrir a Árvore da Vida.
A mim sempre me intrigaram livros que combinam várias áreas do saber. Penso que é aí que começam não só as novas descobertas, mas também a possibilidade de diálogo para compreendermos as diferentes formas que temos de ver o mundo. Diziam-me uma vez que um estudante de medicina que só sabe de medicina nunca será um bom médico, vamos lá ver então se um economista que lê a Bíblia é um melhor economista.

Miguel Torga por Lavoisier.
Miguel Torga por Lavoisier - Viagem a um Reino Maravilhoso. Existe em LP, numa edição limitada a 300 exemplares com capa gatefold serigrafada. Está também disponível para audição em todas as plataformas digitais.

Um outro olhar.
Quando entramos na Capela, do Centro de Espiritualidade do Movimento Oásis, somos tocados pela contemplação do tríptico painel de azulejos, do mestre Avelino Leite, representando a Anunciação do Anjo, Jesus no Horto das Oliveiras e a Assunção de Nossa Senhora. Cada um destes painéis orienta-nos para um SIM: o SIM de Maria; o SIM de Jesus e o SIM de Deus à humanidade.

Daniel Faria: 50 anos de vida para abrir sentido.
Acaba de sair mais um inédito “O sétimo dia”. A vida do poeta prossegue a abrir sentido para percorrer a condição humana. Ocorreu, no dia 10 de abril de 2021, 50 anos da vinda ao mundo do notável poeta Daniel Faria (10-04-1971 a 09-06-1999), que esteve na origem da criação do que viria a chamar-se Casa Daniel, situada na Granjinha, perto do Mosteiro de São Pedro das Águias, por ele visitado em anos sucessivos.

Painéis cerâmicos da capela do Oásis: o olhar do artista.
Os painéis cerâmicos que a pedido de D. Carlos Azevedo realizei para a capela do Movimento Oásis são uma interpretação pessoal de três momentos que então me foram sugeridos. Estes momentos, de todos conhecidos, foram estudados e tratados por mim tendo por base o meu conhecimento, a minha vivência cristã e o meu discutível talento artistico.

«Dos Homens e dos Deuses» - Uma leitura espiritual do filme
“Dos Homens e dos Deuses” é uma reflexão sobre homens e fé e sobre os homens de fé. Uma reflexão sobre espiritualidade, humanismo, diálogo e fraternidade. Um filme que recomendo (re)ver pela profundidade e atualidade da sua mensagem de paz, fraternidade e convivência entre o cristianismo e o islão, de coerência, vocação, entrega e fidelidade ao Amor.